A NBA está analisando uma possível mudança no formato do Draft para evitar o famoso Tanking.
Pra você que está acostumado a ver seu time vencer e nunca ouviu falar sobre isso, Tanking nada mais é do que fazer seu time perder de propósito para assim conseguir uma maior chance de pegar a primeira escolha no Draft.
Claro que os times não obrigam seus jogadores a entregar os jogos pois isso seria totalmente anti-ético e inaceitável para qualquer liga, principalmente em uma do nível da NBA, mas os General Managers que tem o intuito de "Tankar" deixam seu time bem fraco, contratam apenas jogadores sem experiência e não trazem nenhum reforço, pra ajudar pegam um técnico ruim e trocam qualquer jogador que não seja o possível nome da franquia mais afrente por escolhas de drafts futuros.
O maior exemplo de Tanking foi o Philadelphia 76ers nesta última temporada, onde não contrataram ninguém, perderam Jrue Holiday, deram Evan Turner que estava jogando bem por escolhas de draft e montaram um time praticamente de novatos, o único jogador que tinham de mais experiência era Young e Hawes, mas fizeram questão de trocar Hawes também por escolhas de draft para se certificarem de pegar uma boa posição no draft.
O porque dos times fazerem isso é simples. Funciona. Com essa tática você pode pegar o novo superstar da NBA, ou aquele jogador que faltava pro time realmente ter chances de disputar a liderança. O fato de que o pior time da liga tem 25% de chance de pegar a primeira escolha pesa muito e vários times se tornam um completo lixo e acontecem coisas como essas que aconteceram na temporada passada, como o Lakers tomar uma surra do Clippers de quase 40 pontos de diferença, ou metade da conferencia Leste estar completamente horrível e sem nenhum intuito de disputar qualquer coisa. (menos o Knicks que não foi pros Playoffs por incompetência mesmo)
Com essa tática, o Cleveland conseguiu em 4 anos, 3 primeiras escolhas pegando Kyrie Irving (hoje AllStar) Anthony Bennett e agora Andrew Wiggins, a grande promessa desde Lebron James.
Atualmente o draft funciona assim, é feito um sorteio entre os times que ficaram de fora dos Playoffs na temporada anterior para determinar a ordem de escolha dos novatos, o vencedor deste sorteio ganha o direito de escolher primeiro quem irá ingressar no seu time, o detalhe é que o time com a pior campanha dentre os 14 que ficaram de fora dos Offs tem maior chance de pegar a primeira escolha, porém esse sorteio só é feito até a terceira escolha, a partir dai segue em ordem do pior pro melhor com os que restaram.
Essas escolhas podem ser negociadas também, por isso as vezes vemos times que participaram dos Playoffs ganhando na loteria ou estando entre as 14 primeira escolhas, e foi mais ou menos isso que o 76ers fez com a maioria de seus jogadores com bom valor no mercado, venderam todos por escolhas de draft pra assim tentar construir um time mais bem estruturado, mesmo que com apenas novatos, e isso normalmente da certo porque um time como esse tem muito espaço sobrando na folha salarial, já que vai ter apenas contrato de novatos pra bancar, conseguindo trazer assim estrelas de peso pro seu time cheio de jovens promissores (como Michael Carter-Willians e Nerlens Noel).
O problema disso é que quebra todo o equilíbrio da liga, se um time faz tudo bem, mas e quando vários times fazem isso ? Acontece o que aconteceu na última temporada, a conferencia Oeste pegando fogo, com times muito fortes e buscando com unhas e dentes sua vaga nos Offs, enquanto no Leste era um passeio no parque em um dia ensolarado, nenhuma dificuldade para conquistar uma vaga, e o pior de tudo, se o último lugar do Oeste fosse pra conferencia Leste, ele ocuparia a terceira posição ficando atrás apenas dos Pacers e do Heat. Esse era o nível do desnível que aconteceu na temporada passada, tudo por conta do Tanking.
A NBA quer acabar com isso, ou pelo menos diminuir, pra isso ela está estudando a seguinte mudança, em vez de o pior time ter 25% de chance de ganhar a Loteria, ele teria só 11% sendo que o melhor dentre os 14 teria 2% de chance que é quatro vezes mais que o atual sistema. Continuaria as outras coisas inalteradas, o que mudaria seria apenas as porcentagens de cada time.
Eu acredito que isso ajudaria sim a diminuir o Tank, mas não seria a melhor solução, pra mim você não deve premiar o pior time, deveria todos os times que ficarão fora dos Offs ter a mesma porcentagem, assim ninguém seria premiado por perder e tornaria a liga até mais equilibrada, já que ninguém iria querer ficar de fora dos Offs pois não seria garantido que você conseguiria uma das primeiras escolhas.
O problema é que isso é radical demais, e nunca seria aceito, portanto está certo o Adam Silver tentar algo mais sútil e ir mudando aos poucos, se ele for muito agressivo agora ele pode criar um outro problema e não solucionar o atual. É melhor pouco do que nada.
Atualmente ele (Adam Silver) já está apresentando a ideia para os donos das franquias, e está tentando implementar esse novo sistema, as conversas estão em um estágio muito inicial ainda, vai precisar de mais algum tempo para que alguma decisão seja tomada, talvez algumas temporadas até, mas Adam sabe que precisa deixar a liga mais competitiva e fixar melhor esse sistema de draft que já mostrou faz tempo ser falho por premiar o time que perde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário